O André Gonçalves do 7º E arranjou umas fotografias fantásticas que o seu irmão tirou nos picos mais elevados da Guatemala. As imagens são fantásticas e mostram vários aspectos geográficos das áreas montanhosas deste país da América Central. Mostram, acima de tudo, o prazer de viajar por esse mundo fora e captar com a máquina fotográfica momentos absolutamente fantásticos.
Este post marca o início de um novo tema neste blog: A visita de estudo. Espero pelas vossas contribuições de viagens que tenham efectuado para as podermos “aproveitar” para a disciplina de Geografia.
Podes “clickar” nas imagens para as aumentar
Obrigado André e, claro, ao irmão…
Algumas informações prévias e úteis sobre a Guatemela
A Guatemala é o terceiro maior país da América Central. Limita-se ao Norte e a Oeste com o México, ao Sul com o oceano Pacífico e a Leste com Honduras, Belize e El Salvador. Assim como outros países centro-americanos, a Guatemala possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandes vulcões – alguns chegam a atingir mais de 4.000m de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco, de 4.210m e o Tacaná, de 4.093m. Ao Sul e a Leste as altitudes são menores. O Vale Motagua, na planície de El Petén, é um dos principais campos de fósseis de dinossauros. É também a região mais fértil do país e onde se concentram as principais atividades econômicas, com destaque para o cultivo do milho e a banana. Na região próxima ao Pacífico, as plantações de cana-de-açúcar e café são as mais importantes. A temperatura é quente nas planícies e fria nas montanhas. No litoral do Pacífico, o clima é o tropical, e na costa caribenha os termômetros chegam a atingir 38ºC. Na floresta da planície de El Petén o clima é quente, e o grau de umidade varia de acordo com a época do ano.
(Fonte: Wikipédia)
No mapa hipsométrico em baixo pode ver-se que as maiores altitudes são observadas junto à costa do Pacífico. O Norte e o Nordeste do País é bastante mais plano e com altitudes mais baixas. No mapa estão assinaldas as principais cadeias de montanhas e os vulcões mais elevados.
ACTIVIDADE
Tenta identificar os nomes dos principais vulcões e das principais Serras da Guatemala
1ª Paragem – No Sopé
As primeiras vistas sobre alguns cones vulcânicos de grande altitude. No sopé pode cer-se a ocupação humana pea exist~encia de aglomerações urbanas e actividade agrícola. A agricultura é uma actividade importante nas regiões vulcânicas pois o solo é muito rico e extremamente produtivo. O clima tropical também ajuda bastante pois há calor e humidade.
Com algum esforço também odemos ver a alteração da vegetação coma a altitude. Reparem que o topo aparece algo desprovido de vegetação atestando o agravamento das condições climáticas com a altitude.
2ª Paragem – Acima das núvens
Perto do topo e no topo destes grandes cones vulcãnicos a vista é fantástica!! A altitude é tal que estamos acima das núvens. À nossa frente um extenso mar de núvens de onde emergem “pequenas Ilhas” que são os cimos dos cumes vizinhos. Abaixo deste andar de núvens poderá estar mesmo a chover. Aqui em cima o céu está limpo, mas está frio. A altitude faz descer a temperatura á razão média de 0.6ºC/100m.
3ª Paragem – O Pôr-do-Sol acima das núvens
Chega o final do dia e já tomada a decisão de descer e voltar a altitudes mais baixas. O Pôr-do-Sol a esta altitude é fantástico. à superfície já será de noite. A esta altitude o Sol põe-se mais tarde. Faz lembrar um ocaso no mar, só que neste caso é um mar de núves. A vegetação é quase inexistente mas a beleza natural destas paragens é inegualável. A descida será longa e já feita durante a noite. É preciso cuidado pois vamos atravessar novamente o andar de núvens durante a noite.
Mais uma vez, um grande obrigado ao irmão do André
Deixe uma Resposta