A chegada da estação das chuvas na Amazónia do Sul.
Normalmente, está generalizada a ideia de que a Floresta da Amazónia é equatorial e, por isso, chove aqui ao longo de todo ano. De facto, não é bem assim. Há extensas áreas na Amazónia que têm um clima tropical, portanto com uma estação seca.
A Norte do Equador a estação chovosa ocorre entre Junho e Agosto, pelo menos, é nesta época do ano em que as chuvas são mais intensas. A sul do Equador ocorre entre Outubro a Abril (que, em Portugal, são os meses mais frios).
Este conjunto de fotografias (obtidas no site da NASA- “Earth Observatory”) ilustra a chegada da estação chuvosa no Sul da Amazónia. Em cima (7 de Agosto) o céu está praticamente limpo e quase não se observam núvens. No meio (25 de Agosto) o céu está coberto de núvens do tipo Cúmulo-nimbos, que tem uma forma típica em “pipocas”. São núvens que indiciam chuva forte e trovoadas. Em baixo (3 de Setembro) o início da estação chuvosa atestado por núvens de tempestade que são, basicamente, cúmulo-nimbos mais desenvolvidos. Estas núvens podem atingir o cimo da Troposfera, ou seja, podem ter aproximadamente 15 kms de espessura. São também conhecidas por núvens de desenvolvimento vertical que formam com pressões muito baixas.
Estas tempestades resultam do movimento para Sul das baixas pressões equatoriais que se começa a verificar em Setembro, o fim do nosso Verão.
PTG
Deixe uma Resposta