A ilha do Pico com 2351 metros de altitude
É um relevo com uma forma típica em cone, característica das ilhas vulcânicas. É o ponto mais alto de Portugal ( a Serra da Estrela tem 1990 metros de altitude). Durante o Inverno a Ilha do Pico pode ter neve a partir dos 1200 metros de altitude.
De reparar que quando esta fotografia foi obtida, o andar de núvens que ficava abaixo do ponto mais elevado. O mapa topográfico da ilha é um caso bem ilustrativo deste tipo de relevo. As curvas de nível dispôem-se de uma forma concêntrica, tendo valor mais elevado no centro e mais baixo junto ao litoral, conferindo uma forma em cone muito nítida.
De notar também que o declive é bem mais elevado junto ao topo do que na base do vulcão, como se pode ver pela maior proximidade das curvas de nível junto ao topo. Assim, quem quiser escalar o Pico tem que se preparar para enfrentar a parte mais dura precisamente no fim, quando se está mais cansado.
Um outro aspedcto interessante é verificar a organização da rede hidrográfica. Tem uma estrutura radiocêntrica, escoando do centro (onde estão as altitudes mais elevadas) para a periferia (litoral, altitudes mais baixas). Os rios são visíveis no mapa topográfico como entalhes mais ou menos vigorosos nas vertentes do vulcão.
PTG
Usei numa aula as belas imagens que aqui têm. Obrigada.
eu irei usar seu desenho numa aprensentação nao irei roubar os direitos do autor pois irei mencionar voce 🙂
Bom dia. Chamo-me benjamim Floro e tenho uma quinta de produção hortifrutícola bio no Capelo, Faial. Gostaria de saber se porventura não terão aqueles mapas antigos da zona. Gostaria de poder ver quais os caminhos/passagens ou servidões que estão repertoriados na Rua do Canto, capelo, Faial.
Desde já um muito obrigado. Cumprimentos