Fonte: Robb Kendrick – National Geographic
Mais um exemplo de agricultura irrigada, desta feita no Qatar. É, portanto, agricultura irrigada em pleno deserto o que provoca um contraste ainda maior, pois a envolvente aos círculos verdejantes é bastante mais seca do que no caso anteriormente mostrado da região de Alcochete. Aqui os campos irrigados de forma circular têm, também, uma maior dimensão, o que atesta a extraordinária dimensão dos sistemas de rega. A dimensão e a perfeição destes círculos irrigados faz-nos pensar em obra de extraterrestres.
Nestes campos plantam-se frutos e vegetais. No entanto, apesar do tamanho destes campos, o Qatar não é autosuficiente, pois a maior parte dos produtos alimentares são importados. Todos os eforços do Governo para o desenvolvimento agrícola esbarram em fortes condicionantes climáticas: a falta de chuva e consequentemente a grande escassez de água doce.
Os circulos que vemos na imagem têm uma média de 40 hectares cada um.
Considerando que cada hectare, 100 metros x 100 metros, pode alimentar cerca de 150 pessoas, por dedução, 40 hectares alimentarão 6.000 pessoas com vegetais frescos.
O Qatar ainda não é autosuficiente, mas certamente o será, assim ele persiga essa obra de tornar o deserto productivo.
Embora a FAO adore propalar a Fome no Mundo, pois que sobrevive de uma mendicancia internacional para distribuir , a seu critério, os alimentos pelos bolsões de miséria do Globo, temos dados seguros para afirmar que a Fome Estrutural não existe. Ou seja, o Mundo tem capacidade excedentária para alimentar toda a população condignamente, sem se rebaixarem ao vexame da miserabilidade humana.
Basta fazer as contas acima e deduzir quantos Pivots , quantos agricultores, quanta água , quanta energia , serão necessários para produzir 1,5 a 2 kg de alimentos frescos saudáveis para cada ser humano do Planeta ou do Qatar, ou de qualquer outra região, ao preço módico de 0,1 US$/kg. ( preço de custo médio ao redor do Mundo)
África, como mau exemplo, está importando alimentos frescos á razão de 2 a 6 US$/kg, 20 a 60 vezes o custo na fazenda, ( com tecnologia, claro).
Atenciosamente,
Jorge de Sousa
jorge@nortecnet.com.br
http://www.minipivot.com.br
55 38 38212228
Jorge:
Obrigado pelo precioso contributo. Volte sempre.