Outubro de 1984
Maio de 1989
Junho de 1994
Maio de 1999
Junho de 2004
Fonte: Nasa – Earth Observatory
Esta sequência de imagens mostra o rápido crescimento da parte ocidental da área metropolitana de Las Vegas. O crescimento da cidade vai ocupando área de Deserto que se situa a ocidente e o crescimento faz-se de forma bastante consistente e acelerada. Na parte inferior esquerda da imagem vê-se, claramente, um campo de golfe em construção, campo este concluído e bem visível a partir de 1989. Nesta altura o campo de golfe estava fora dos limites da cidade. Hoje em dia este campo está cercado de habitações. Em 2009 a mancha urbana cobre toda a área da imagem, mas em 1984 só cerca de 50% a 60% da imagem estava ocupada com área construída.
Também na parte inferior da imagem situa-se o aeroporto que, em 1984 se encontrava nos limites da cidade. Hoje em dia também se encontra envolvida por áreas habitacionais. Será que, neste caso, os habitantes de Las Vegas estão preocupados com questões de segurança?
Apesar de se localizar num deserto, a cidade de Las vegas é ainda um hino ao desperdício de água. Para além das inúmeras fontes, lagos artificiais e consumo doméstico sempre a aumentar, a construção de piscinas privadas é um facto visível do ar. Basta no Google Earth clickar em qualquer parte da cidade de Las Vegas e logo surgem piscinas um pouco por todo o lado, como se pode ver na figura em baixo.
As piscinas em Las Vegas
Fonte: Google Earth
Em baixo está uma imagem parcial de um pormenor do campo de golfe anteriormente referido e da construção que, entretanto, o foi rodeando. Os campos de golfe são empreendimentos muito exigentes em água. Manter uma infra-estrutura destas num deserto exige grandes quantidades de água doce, não só para a rega (para manter a relva em bom estado), mas também para a construção de todos os lagos artificias.
De onde vem toda esta água? A resposta é simples: do Rio Colorado (que em certas altura do ano já não chega à foz) e da chamada “água Fóssil” (água de profundidade que se acumulou no interior da Terra em épocas em que o clima era mais húmido).
Deixe uma Resposta